Necessária solidão

"É na solidão, onde cada um está entregue a si mesmo, que se mostra o que se tem em si mesmo.Nela, sob a púrpura, o simplório suspira, carregando o fardo irremovível da sua mísera individualidade, enquanto o mais talentoso povoa e vivifica com os seus pensamentos o ambiente mais ermo." Arthur Schopenhauer

segunda-feira, outubro 10, 2011

O que você faria?

João Gilberto e seu Lamborghini

Desfrutar de uma aposentadoria tranqüila era o sonho de João Gilberto. Para garanti-la, investiu todas as suas economias na compra de um Lamborghini amarelo, que era objeto de toda sua admiração e cuidado. Todo final de semana, porém, João Gilberto tirava seu Lamborghini da garagem para dar um passeio pelos arredores da cidade. Se assim não o fizesse, seu tesouro poderia sofrer o desgaste causado pela corrosão que inexoravelmente acontece a um carro parado por muito tempo.


Naquele sábado resolveu caminhar próximo à linha férrea, que circundava a cidade. Estacionou seu carro no final de um dos desvios da ferrovia e pôs-se a andar. Decorrido algum tempo, ouviu o apito de um trem que se aproximava. Inicialmente esse fato não lhe chamou muito a atenção, uma vez que já se acostumara com aquele som desde a infância.

Ao olhar para a direção oposta àquela do trem, quase entrou em desespero. Percebeu que uma menina brincava distraidamente sobre os dormentes da via férrea e o pensamento na tragédia que poderia acontecer o aterrorizou. Percebeu que a distância era muito grande para que pudesse livrar a menina do perigo e que algo precisava fazer. Neste instante percebeu que a chave que desviaria o curso do trem estava bem próxima e que esta seria a única possibilidade de salvar a menina. Percebeu, também, que ao mudar a trajetória do trem destroçaria o Lamborghini, estacionado exatamente no final daquele desvio.


João Gilberto não vacilou. Puxou a alavanca, mas ao fazê-lo percebeu que seu pé ficara preso aos trilhos e que a única maneira de salvar seu pé de também ser destroçado seria trazer a chave à sua posição original, embora isso significasse manter o trem em sua trajetória em direção à menina...